Fórum oferecerá passeios turísticos gratuitos

altQue tal participar do II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica e ainda poder conhecer melhor a cidade que está sediando o evento? Pensando numa forma de proporcionar essa experiência aos participantes, a Secretaria Executiva preparou uma série de passeios turísticos gratuitos. Colocando em prática o que aprenderam, alunos do curso técnico em Guia de Turismo e dos cursos de qualificação de condutor ambiental e cultural do Campus Florianópolis-Continente do Instituto Federal de Santa Catarina irão oferecer o serviço que disponibilizará oito opções de roteiro.

De acordo com a professora Maria Helena Alemany do IFSC, responsável pelo projeto, essa será uma chance de demonstrar para o trade as possibilidades de atuação de guias e condutores – cada um com seu espaço  de atuação reconhecido. “Além de recebermos bem os visitantes junto aos atrativos naturais e sensibilizando para a conservação ambiental , os alunosterão a oportunidade de adquirir experiências e terem uma vivência prática de mercado de trabalho” destaca.

Como se inscrever

Os participantes que quiserem participar dos passeios turísticos, deverão fazer suas inscrições gratuitas no guichê de Passeios  Turísticos que estará disponível na Secretaria 3 de Credenciamento a partir do dia 28 de maio das 9h às 18h. De 29 a 31 de maio, o guichê funcionará das 9h às 20h. O preenchimento das vagas será por ordem de inscrição.

alt

O local de saída e chegada dos ônibus será no próprio Centrosul. As pessoas que forem participar dos passeios deverão comparecer com 15 minutos de antecedência da saída do seu passeio no guichê de roteiros turísticos com CPF e termo de responsabilidade assinado.

Todos os passeios são gratuitos. Os únicos custos serão no caso de passeios que durarão o dia todo em que haverá almoço opcional ou que tenham trajetos de barcos. No caso de trilhas, é indicado que os participantes também levem lanches.

Dicas

Para quem for fazer trilhas, a dica é que use roupas de cores claras e de tecidos leves. Opte por usar calça comprida, pois protege melhor de galhos e espinhos. Em relação aos calçados, prefira botas para caminhada, pois protegem melhor os pés e tornozelos. Tênis também podem ser usados, tendo o cuidado com solados escorregadios. Calçados abertos não serão permitidos.

A orientação é que os participantes levem também água, repelente, protetor solar, boné/chapéu, óculos de sol, remédios pessoais e sacolas plásticas para o lixo.  Para os lanches, algumas opções indicadas são barras de cereal, biscoitos/bolachas, frutas secas/passas, sucos naturais e bebidas isotônicas.

Roteiros Turísticos

Confira as opções de passeios:

altTrilha  Baixada do Maciambú –  BR 101
Dias: 29 e 30 de maio
Horário: Saída às 8h30 e retorno às 16h
Vagas no ônibus: 40 lugares
Trajeto:O ônibus deverá deixar 20 pessoas na Ponta do Papagaio  e  20 pessoas na Guarda do Embaú ( Volta Sul)
Observações: almoço  opcional não  incluído   - R$ 14,00  por pessoa (buffet livre)/ bebidas à parte

Trilha Barra da Lagoa
Vagas no ônibus: 27 lugares
Trajeto: o ônibus deverá deixar o grupo na Praia Mole e irá buscá-lo na Barra da Lagoa
Observações: almoço – opcional não  incluso – pratos a partir de R$ 34,90 para duas pessoas ( peixe, carne ou frango) ou R$ 59,90 para duas pessoas ( sequência de camarão)/ Bebidas à parte.

Caminho Naufragados
Vagas no ônibus: 27 lugares
Trajeto: o ônibus deixa no ponto final do ônibus Caieira do Sul, faz a trilha a pé e volta de barco
Observações: almoço   não incluso  - pratos em torno de R$ 15,00/ barco   não incluso aconselhável - R$ 10,00 reais. Se o mar estiver perigoso, o retorno será a pé de volta pelo mesmo caminho da ida.

Trilha Costa da Lagoa
Horário: Saída às 8h30 e retorno às 16h30
Vagas no ônibus: 27 lugares
Trajeto: o ônibus deverá deixar o grupo no Canto dos Araçás no ponto   de barco número 3
Observações: almoço opcional  R$ 15,00/ R$ 25,00   / Barco   aconselhável  R$ 5,00

Leste da Ilha

Horário: Saída às 8h30 e retorno às 12h
Vagas no ônibus: 40 lugares
Trajeto: Mirante da Lagoa, Joaquina, Mirante Ponto de Vista e Barra da Lagoa
Observações: Não há almoço. Levar lanche e água.

Ribeirão da Ilha
Trajeto: Centro Histórico – Ecomuseu – Fazenda de Ostras
Observações: Almoço opcional/ Ingresso  no museu R$2,00 não incluso ( o museu estará fechado na quarta feira dia  30 de maio)

City tour – Centro Histórico
Horário: Saída às 8h30 e retorno às 12h
Trajeto: Praça XV de Novembro, Catedral Metropolitana, Museu Cruz e Souza, Alfândega
Mercado Público
Observações: haverá horário para compras

História  e Botequim
Horário: Saída às 16h e retorno às 18h
Trajeto: Centro Histórico, Praça XV de Novembro, História dos bares e cinemas, Catedral Travessa Ratcliff e Bar Canto de Noel

Fotos: Blog Parque do Tabuleiro, Mochileiros, Blog de Rotas, Bela de SC, Ecoviagem, Achei Viagem e Catedral Florianópolis

Receba as novidades do Fórum em seu e-mail.